sábado, 29 de janeiro de 2011

Dica de viagem:

      Nossa abandonei meu bloginho mesmo hem...mais hoje voltei para falar da minha aconchegante Tiradentes (MG), que eu simplesmente amo, vou desde pequenininha lá, ia   sempre  passava as férias o Natal e as vezes o Carnaval lá, hoje vou com menos freqüência pois tenho mais compromissos. Bom além de querer dá a dica de passeio, postar sobre Tiradentes me faz relembrar momentos ótimos e inesquecíveis...faz  lembrar minha Vó, meu tio...toda a família reunida na mesa p/comer , tomar pinga  e rir muito,  SAUDADES dessa época, eu era muito feliz quando tinha essas pessoas aqui comigo. Bom...mais vou parar por aqui porque eu sou uma manteiga derretida . Vou mostrar um pouquinho desse lugar lindo e encantador UAI.
    Tiradentes foi uma das cidades que mais teve ouro de superfície no Brasil, e graças a esta abundância, o arraial se desenvolveu, sendo elevado em 1718, à categoria de Vila de São José Del Rei, ganhando a configuração arquitetônica que permanece até hoje.
A decadência do metal não impede a Coroa Portuguesa de lançar a derrama, exigindo o pagamento compulsório de impostos atrasados do quinto do ouro. Esta atitude opressora da metrópole faz nascer um sentimento revolucionário, que ficou conhecido como Inconfidência Mineira. Em  1889, com a valorização da figura do alferes, o governo republicano, decide trocar o nome da cidade para Tiradentes, homenageando o filho ilustre. Não só a cidade, mas todo seu entorno paisagístico é tombado pelo IPHAN, e hoje, Tiradentes se orgulha de sua vocação turística, sendo considerada um dos pólos turísticos mais importantes do Brasil.

Gastronomia:
Tiradentes oferece aos amantes da boa cozinha uma grande variedade de bares restaurantes com o melhor da cozinha Mineira. Nesse link tem os endereços de alguns restaurantes e barzinhos, a maioria eu conheço e estão mais que aprovados.
http://www.tiradentesgerais.com.br/gastronomia.htm

Passeios:
Maria Fumaça:
Um passeio de Maria Fumaça entre São João Del Rei e Tiradentes encanta crianças, jovens e adultos. Esse encanto pelo passeio já começa no embarque ou desembarque na pequena estação construída em 1881. Possui o mesmo estilo das estações mineiras edificadas no final do século XVIII e princípio do XIX.
http://www.tiradentesgerais.com.br/passeios.htm

Pontos turísticos:

A Biblioteca do Ó possui Galeria de arte, acervo de marcas litográficas da estamparia mineira do século passado, além de livros para consulta e empréstimos. Promove saraus no seu jardim e jantares literários na sua cozinha com fogão a lenha.
 




 


Matriz Santo Antônio:
A imponente Matriz de Santo Antônio, considerada a 2a mais rica do país, com aproximadamente 480 quilos de ouro. Sua construção, iniciada em 1710, foi finalizada em 1752.Seu interior é extremamente rico em detalhes, imagens, talhas, pinturas, sentimentos e estilos, merecendo uma visita minuciosa.  Sua fachada atual é de 1810, com planta de Antônio Francisco Lisboa; o Aleijadinho.

Então, não dá para postar tudo, tem muita coisa p/fazer lá, faltou aqui o Balneário  Águas Santas, a Cachoeira Bom Despacho,  o Chafariz de São José...muita coisa mesmo, mais esse site aqui tem muitas informações:   http://www.tiradentesgerais.com.br/
FICADICA!

3 comentários:

  1. Que linda cidade Feeh! Adorei sabe um pouco da história desse lugar que parece ser mesmo encantador. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Ha Leinha é um lugar lindo, temos que ir todas juntas conhecer, é muito legal, tem passeios ótimos e é uma cidade muito nostalgica.

    ResponderExcluir
  3. qual o nome do artista que pintou essa obra?beijos feeh

    ResponderExcluir